terça-feira, 21 de julho de 2015

Condropatia Patelar

Há um tempo senti uma dor agulhada na parte frontal do joelho direito durante um dos treinos. Parei um pouco, alonguei e continuei. Aos poucos essa dorzinha começou a aparecer sempre após uns minutos de treino. Como estou fazendo tudo certinho para aguentar a Maratona, procurei um ortopedista para tratar antes que piore.
Na consulta o médico pré-diagnosticou com alguma coisa na patela (não entendi direito, só sabia que não era nada muito grave).
Após o resultado da ressonância fui diagnosticada com condropatia patelar (afilamento e irregularidade da cartilagem da parte articular da patela que provoca dores agudas no joelho. Sua severidade é classificada por graus, de I a IV. Quanto mais alto o grau, maior o desgaste. O prefixo Condro é a designação científica de cartilagem. Patia é doença ou disfunção. Patela é um dos ossos localizados no joelho (antiga rótula). Fonte: Wikipedia ).


Não há muito o que fazer: gelo, alongamento, uma medicação para a articulação, fortalecimento do quadriceps. Mas o mais importante foi saber que posso continuar correndo (ufa). Estava com muito medo de ser algo mais grave que me impossibilitasse de correr. Imagina, to me preparando tanto para essa Maratona, quero tanto ser ultra, estou seguindo todas as orientações da nutri, do meu treinador, das aulas de musculação e pilates, tô respeitando os dias off's rsrsrs... Poxa, uma lesão agora seria muito cruel. Sei que não sou de ferro mas esse é um sonho meu, um desafio particular. Vou conseguir!
Como é vida que segue, neste último sábado fiz um treino com o pessoal da minha assessoria (Paulo Miyasiro) no bairro de Santa Cruz dos Navegantes (Pouca Farinha), no Guarujá/SP.

Embarque
Foi um treino gostoso, numa estradinha de terra que foi dar na Praia do Tombo. Seguimos até a Praia das Astúrias, num total de 16km (ida e volta). Como na planilha tinha que fazer 24km, voltei pra Santos e terminei os 8km que faltavam, fechando-o em 24,27km e a semana com 50,5Km rodados. O dia estava lindo e a cia foi fundamental para o êxito do treino. Valew Fabi e Nicolle!!

Turminha show

Fabi, eu e Nicolle
 
Estou há 81 dias da Maratona. O tempo está passando rápido e a rotina de treinos vai começar a aumentar. Essa ansiedade e expectativa para o grande dia me dão forças e energia para acordar bem cedo, seguir os treinos a risca, me desafiar dia após dia. Mal passou essa e já estou planejando as provas do ano que vem... Vamo q vamo e bora ser ultra!!



3 comentários:

  1. Você vai tirar de letra essa maratona madrinha, dificil é segurar a expectativa..kkkkk..sempre quer der bora treinarmos juntos, sera um prazer...
    #boraserultra

    ResponderExcluir
  2. Eu, eu sinto o mesmo, mas n sinto dor, só com gelo e alongamento será que fico boa? Sinto muita agonia qundo fico muito santana e estrada bastante meus joelhos

    ResponderExcluir